Apoio ao Insucesso
O que é?
O insucesso escolar pode dever-se a uma multiplicidade de fatores que, em certas circunstâncias, influenciam o desempenho da criança ou do jovem no seu percurso de aprendizagem.
É importante identificar a origem do insucesso escolar para que a intervenção, feita no foco do problema, seja precisa e eficaz.
Que Factores se Podem Identificar Como Estando na Origem do Insucesso Escolar?
É difícil quantificar todos os fatores que podem influenciar o insucesso escolar, pois o comportamento humano pode ser vulnerável a muitos acontecimentos e experiências de vida e a reação de cada criança ou jovem a esses estímulos pode variar bastante, no entanto, podemos salientar algumas das situações mais frequentes:
A instabilidade no seio familiar,por exemplo, ausência de um dos progenitores, mau relacionamento com os pais ou irmãos, falecimento de um familiar próximo, conflitos conjugais, divórcio ou separação dos pais.
Insegurança emocional, ansiedade. Esta situação verifica-se quando existe uma discrepância grande entre a expectativa dos pais em relação e os resultados do aproveitamento escolar dos filhos ou pela pressão exercida pelos pais para os filhos obterem bons resultados.
Dificuldades no relacionamento com os pares ou dificuldades de integração nos grupos, dificuldade em estabelecer relações de amizade, relações amorosas e na interação com os colegas ou com Professores.
Fraca estimulação para o sucesso escolar ou desinteresse pela escola, por exemplo, ausência do envolvimento dos pais no acompanhamento da criança ou jovem no seu percurso escolar, falta de motivação para a aprendizagem, ausência de um bom exemplo / modelo a seguir.
Entre outros...
Quais os "Sintomas" a Que se Deve Dar Atenção?
De entre os inúmeros sinais e sintomas que podem ser identificados, os mais comuns são:
Apatia ou desmotivação relativamente a alguma disciplina.
Mau relacionamento com colegas ou Professores ("queixas" da criança acerca da escola ou recados frequentes de mau comportamento na sala de aula ou no recreio, agressões aos colegas.
Notas baixas ou falta de aproveitamento escolar.
Falta de concentração na realização de tarefas (trabalhos de casa, testes de avaliação).
Dificuldade em ter ou adotar uma metodologia de estudo.
Quando Se Faz?
Com base numa vasta causalidade, a intervenção pode ser feita desde a idade pré-escolar até ao ensino secundário, sendo que as necessidades de apoio decorrem em diferentes fases do desenvolvimento do ser humano e, dessa forma, é possível otimizar a intervenção e garantir a eficácia dos resultados em cada momento.
A intervenção deve ser feita assim que se tornam evidentes alguns sinais ou sintomas mencionados anteriormente ou quando se deteta um comportamento anormal da criança ou jovem perante o estímulo.
Quem Faz?
Sendo uma situação multifactorial, a intervenção é realizada por uma equipa de profissionais especializados em diferentes áreas que vão desde a saúde à pedagogia.
Todo o apoio prestado pressupõe uma avaliação prévia da situação, conseguida pelo Rastreio de Necessidades e Competências e que conta com a participação de vários profissionais, em simultâneo.